quarta-feira, 9 de junho de 2010










TAEKWONDO

O taekwondo (em coreano: ; AFI: [tʰɛk͈wʌndo]) , também grafado Tae Kwon Do ou Taekwon-Do, é uma arte marcial coreana de defesa pessoal. Hoje em dia, é também um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, teve seu "batismo de fogo", quando se converteu num desporto olímpico de exibição, confirmado nos Jogos de Barcelona em 1992. Nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, já constava para a disputa de medalhas, consagrando-se como desporto olímpico oficial nas Olimpíadas de Sydney, em 2000.

História

No ano 50 a.C., a Coreia encontrava-se dividida em três reinos: Koguryo, Baekche e Silla. Com efeito, descobertas arqueológicas pictográficas nas paredes de Muyong-Chong, uma tumba real, mostram uma forma de uma Arte Marcial, em um período anterior.

As pinturas não deixam dúvidas sobre se realmente representam uma manifestação da antiga arte de uma antiga Arte Marcial: mostram homens desarmados praticando um combate e se utilizando de técnicas bastante características da arte, como a "faca da mão", o punho cerrado e a posição de luta clássica.

O taekwondo é uma mistura de Hwarang-Do (Do significa "caminho", em todas as artes marciais orientais) usado pela elite Hwarang para proteger o reino de Silla, no ano 50 a.C, com Taekkyon, uma antiga arte usada pelos samurangs - espécie de samurai coreano. Na arte do Hwarang-Do eram muito usadas as pernas, e um tipo de bastão chamado kwan, além de naginatas, também muito comum na China. No Taekkyon também eram usados muitos golpes com as pernas, e também se treinava com as Haidongs - tradicional espada coreana, parecida com a katana japonesa - além de arcos e flechas. Em torno de 60 a.C os membros do reino de Koguryo, satisfeitos com a arte usada para proteger o reino de Silla, decidiram criar uma arte melhor e mais forte - foi aí então que os nobres da elite aprenderam as antigas artes do Hwarang-Do e do Taekkyon, assim fundindo as duas e criando o taekwondo. Alguns dos golpes usados são o "Chute Cavalo", o "Chute Tornado" e o "Enforcamento com as pernas".

Os princípios antigos do Taekwondo eram:

Fidelidade ao rei;
Lealdade aos amigos;
Respeito aos pais;
Nunca recuar perante o inimigo;
Só matar quando não houver alternativa.
A partir da formação da elite do taekwondo, Silla conseguiu unificar os três reinos da península sob a sua bandeira. É por isso que algumas fontes de pesquisa indicam este ano como o ano de surgimento oficial do taekwondo.

A partir daí, a elite viaja pelo interior da península para conhecer mais sobre a região e a população, e desta forma vão espalhando o taekwondo por todo o reino durante a dinastia Silla , que se estende de 668 até 935. Durante esta época, o taekwondo se torna popular como uma atividade de recreação ou um exercício de desenvolvimento físico, ainda que fosse também uma excelente forma de defesa pessoal. Somente durante a dinastia Koguryo (935 - 1392) esse foco começa a mudar. Nessa época o taekwondo passa a ser conhecido como soobak, e deixa de ser visto como um sistema de desenvolvimento físico, passando a ser encarado como uma arte marcial.

No período de ocupação japonesa, a prática do taekwondo foi proibida. Nesta mesma época, muitos coreanos imigraram para o Japão em busca de melhores condições de vida, sendo que alguns destes aprenderam as artes marciais japonesas, como o caratê (Tang Soo Do, em coreano).

Origem do nome
Em sentido literal, Taekwondo significa, de uma forma muito geral, a "Via dos pés e das mãos". Se quisermos aprofundar um pouco, ou seja, traduzindo caracter por caracter:

"TAE" (태, hanja 跆) pé;
"KWON" (권, hanja 拳) mão;
"DO" (도, hanja 道) caminho.
Em sentido global, Taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o Taekwondo Olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão.


Taekwondo do Brasil
No Brasil em julho de 1970 em São Paulo, trazido pelo mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation juntamente vieram os mestres Sang Min Kim, Kun Mo Bang, e depois outros como Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim, Yeong Hwan Park, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros, também se estabeleceram aqui no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte. Natália Falavigna, uma das maiores e mais vitoriosas lutadoras de artes marciais do mundo, é a brasileira com maior número de medalhas internacionais no taekwondo em toda história, única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária.

Regras e conceitos

Proteções para a prática de competição sob as regras da WTF.O Juramento do Taekwondo:

juro honrar as regras do taekwondo
obedecer meus tutores e superiores
nunca fazer mal uso do taekwondo
construir um mundo mais pacifico
ser campeão da liberdade e da justiça
Também faz parte da vida do praticante, não só na academia como também na vida pessoal seguir os princípios do Taekwondo:

Cortesia
Integridade
Perseverança
Auto controle
Espírito Indomável
Faz parte das artes marciais coreanas.*

Estilos
Chun Do Kwan Primeiro estilo criado de tae kwon do, conhecido como escola da onda azul, fundado por Wan Kuk Lee

ITF Primeiro Taekwon-do criado este Taekwon-do é o Original criado pelo General Choi Hong Hi

WTF Estilo Olímpico e modalidade mais difundida do TKD

Moo Duk Kwan Grão Mestre Jung Roul Kim. chegou ao Brasil em 1970 em Salvador-BA, onde junto com seu amigo Grão Mestre Jung Do Lim permaneceu por um ano. Em seguida foi para Aracaju - SE e ficou dois anos. Em 1973 chegou ao Rio de Janeiro.

Taekwondo Songahm, criado pelo Grão Mestre Haeng Ung Lee.

Graus de aperfeiçoamento
A caminhada do praticante de TaeKwonDo é divida inicialmente em Gubs e em seguida em Dans.

Cada Gub corresponde a uma faixa colorida que são divididas em 10(dez) gubs em ordem decrescente, quanto menor o gub maior será o seu desenvolvimento da humildade. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado.

Cada Dan corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10(dez) dans em ordem crescente, quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. A cor preta simboliza dignidade dedicação, postura e liderança.

Ti, a Faixa que o praticante de TKD amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.

A sequência tradicional é a seguinte:


Combate de Taekwondo.Faixa Gub/Dan Imagem
Branca 10º gub
Branca ponta amarela 9º gub
Amarela 8º gub
Amarela ponta verde 7º gub
Verde 6º gub
Verde ponta azul 5º gub
Azul 4º gub
Azul ponta vermelha 3º gub
Vermelha 2º gub
Vermelha ponta preta 1º gub
Preta 1º Dan

No estilo Moo Duk Kwan a sequência de faixa é:

Branca (10º Gub)
Amarela (9º Gub)
Ouro (8º Gub)
Laranja (7º Gub)
Verde (6º Gub)
Verde Escura (5º Gub)
Azul (4º Gub)
Azul Escura (3º Gub)
Vermelha (2º Gub)
Vermelha Escura (1º Gub)
Vermelha mesclada com Preta (1º Poom)- apenas para praticantes com menos de 16 anos
Preta (1º ao 10º Dan)
Há ainda:


Equipe de Taekwondo das forças armadas americanas durante um combate.

Branca (10º Gub)
Amarela (8º Gub)
Laranja (7º Gub)
Verde (6º Gub)
Cinza (5º Gub)
Azul (4º Gub)
Roxa (3º Gub)
Vermelha Clara (2º Gub)
Vermelha Escura (1º Gub)
Preta (1º ao 10º Dan)
Algumas academias têm ainda o costume de substituir as faixas de ponta por outras cores, tais como cinza, laranja, roxa e castanho.

A partir daí, o praticante chega aos Dans, cujos sinais exteriores limitam-se à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc, até o 10º Dan, que só é concedido ao presidente da Kukkiwon.

No estilo Songahm a sequência de faixa é quase igual ao do WTF a diferença está em algumas faixas. A sequência seguida é:

Branca
Laranja
Amarela
Camuflada (Cor de roupas militares)
Verde
Roxa
Azul
Marrom (Recomendado/Decidido)
Vermelha (Recomendado/Decidido)
Vermelha e preta
Preta (1º Dan - Decidido a 9º Dan)
E tambem há:

Branca
Branca ponta amarela
Amarela
Amarela ponta verde
Verde
Verde ponta azul
Azul
Azul ponta vermelha
Vermelha
Vermelha ponta preta
Preta (1º ao 10º DAN)
Obs.: DAN = GRAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário