quarta-feira, 2 de junho de 2010

Lutas-Judô







Judô (português brasileiro) ou Judo (português europeu) (柔道 Juu Dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade", em língua japonesa) é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.

O Judo teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jujutsu, arte marcial praticada pelos "bushi", ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O Judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918).

A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (kimono), que no judô recebe o nome de judogi e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogi pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de praticantes.

Sua técnica utiliza basicamente a força e peso do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.


REGRAS:
Regra-1
O grande objetivo é marcar um ippon, o golpe perfeito que leva o adversário a cair com as costas no tatame ou quando é imobilizado por 30 segundos, ganhando dois waza-ari, que determinam meio ponto.
Não são permitidos chutes ou socos.
Um waza-ari pode ser ganho quando o oponente cai apenas com uma parte das costas no chão, quando um lutador imobiliza o oponente por 25 segundos ou quando o oponente é punido (keikoku).
Se o tempo acabar sem que um dos atletas tenha conseguido o ippon, então o árbitro concede a vitória ao lutador que acumulou mais pontos.

Regras 2:
FALTAS- existem quatro: shido, kelkoku, chui e hansoku make.
Todas elas contam negativamente na apreciação dos juízes. Para desclassificar um competidor por um kelkoku ou um hansoko. O árbitro deve consultar os juízes e obter uma decisão por maioria.


MECÂNICA DO JUDO:
O conceito básico consiste em usar os movimentos do adversário como alavanca.
*KOSHIWAZA- puxar o adversário para fazê-lo perder o equilíbrio.
*UKIOTOSHI- prender o adversário com as duas mãos e tentar levantá-lo.
*IPPON SEOÍNAGE- o adversário jogando-o de costas sobre o tapete.

FUNDAMENTOS:
O Judô tem um código rígido de honra. Depois do cumprimento, a luta começa quando o árbitro grita "hajime". As lutas masculinas duram 5 mim. As das mulheres 4. O primeiro lutador que consegue um "ippon" ganha. Se o "ippon" não acontece ou tem lugar uma "gravata" o árbitro e os juízes decidem quem é o ganhador, que seria aquele que tiver conseguido mais pontos.

MÉTODOS DE PONTUAÇÃO:
*IPPON- imibilização do adversário de costas ou lado, com grande força e controle, aplicando estrangulação ou bixação durante 30 segundos.
*WAZA-ARI: dois quivalem a um ippon. Ação técnica, apesar de imperfeita, de controle durante 25-30 segundos.
*YUKO: vontagem técnica, superior ao koka e interior ao waza-ari, aplicada durante 25-30 segundos.
*KEKA: vantagem mínima como consequência de uma boa ação técnica durante 10-20 segundos.

UNIFORME:
Judocas: bata e calças confeccionados em forte algodão branco ou misturado com nylon. As mangas compridas da bata chegam a até às coxas, com as lapelas para frente. O cinturão é uma faixa que vai amarrada ao redor do corpo sobre a bata.

LOCAL DA PRÁTICA:
A área de competição terá no mínimo 14m x 14m e no máximo 16m x 16m e será coberta por tatamis ou material similar aceitável, geralmente de cor verde.
A área de competição será dividida em duas zonas. A demarcação entre estas duas zonas será denominada zona de perigo e estará indicada por uma área vermelha, aproximadamente com a largura de 1m, formando parte ou estando anexada à área de competição, paralela aos 4 lados da mesma.
A área interna e incluindo a zona de perigo é chamada a área de combate e terá sempre no mínimo 8m x 8m e no máximo 10m x 10m. A área exterior à zona de perigo será chamada área de segurança e terá 3 metros de largura.
Uma fita adesiva azul e uma branca, aproximadamente com 10cm de largura e 50cm de comprimento serão fixadas no centro da área de competição à distância de 4m uma da outra, para indicar as posições nas quais os competidores deverão começar e terminar o combate. A fita azul estará à direita do árbitro e a branca à sua esquerda.
A área de competição deverá ser fixada a uma superfície resistente ou plataforma (ver apêndice).
Quando duas ou mais áreas de competição contíguas estiverem a ser utilizadas, a área de segurança comum mínima permitida será de 4m.
Uma zona livre, no mínimo de 50cm deverá ser mantida à volta da área de competição.

Tatamis
Geralmente medem 1m x 2m, feitos de palha prensada ou mais freqüentemente, de espuma prensada.
Devem ser firmes debaixo dos pés e ter a capacidade de absorver o choque durante o ukemi e não deverão ser escorregadios nem muito ásperos
Os elementos que constituem a superfície para a competição deverão estar alinhados sem espaços entre eles, formando uma superfície lisa e fixados de forma a não se moverem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário