quarta-feira, 16 de junho de 2010

quarta-feira, 9 de junho de 2010










TAEKWONDO

O taekwondo (em coreano: ; AFI: [tʰɛk͈wʌndo]) , também grafado Tae Kwon Do ou Taekwon-Do, é uma arte marcial coreana de defesa pessoal. Hoje em dia, é também um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, teve seu "batismo de fogo", quando se converteu num desporto olímpico de exibição, confirmado nos Jogos de Barcelona em 1992. Nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, já constava para a disputa de medalhas, consagrando-se como desporto olímpico oficial nas Olimpíadas de Sydney, em 2000.

História

No ano 50 a.C., a Coreia encontrava-se dividida em três reinos: Koguryo, Baekche e Silla. Com efeito, descobertas arqueológicas pictográficas nas paredes de Muyong-Chong, uma tumba real, mostram uma forma de uma Arte Marcial, em um período anterior.

As pinturas não deixam dúvidas sobre se realmente representam uma manifestação da antiga arte de uma antiga Arte Marcial: mostram homens desarmados praticando um combate e se utilizando de técnicas bastante características da arte, como a "faca da mão", o punho cerrado e a posição de luta clássica.

O taekwondo é uma mistura de Hwarang-Do (Do significa "caminho", em todas as artes marciais orientais) usado pela elite Hwarang para proteger o reino de Silla, no ano 50 a.C, com Taekkyon, uma antiga arte usada pelos samurangs - espécie de samurai coreano. Na arte do Hwarang-Do eram muito usadas as pernas, e um tipo de bastão chamado kwan, além de naginatas, também muito comum na China. No Taekkyon também eram usados muitos golpes com as pernas, e também se treinava com as Haidongs - tradicional espada coreana, parecida com a katana japonesa - além de arcos e flechas. Em torno de 60 a.C os membros do reino de Koguryo, satisfeitos com a arte usada para proteger o reino de Silla, decidiram criar uma arte melhor e mais forte - foi aí então que os nobres da elite aprenderam as antigas artes do Hwarang-Do e do Taekkyon, assim fundindo as duas e criando o taekwondo. Alguns dos golpes usados são o "Chute Cavalo", o "Chute Tornado" e o "Enforcamento com as pernas".

Os princípios antigos do Taekwondo eram:

Fidelidade ao rei;
Lealdade aos amigos;
Respeito aos pais;
Nunca recuar perante o inimigo;
Só matar quando não houver alternativa.
A partir da formação da elite do taekwondo, Silla conseguiu unificar os três reinos da península sob a sua bandeira. É por isso que algumas fontes de pesquisa indicam este ano como o ano de surgimento oficial do taekwondo.

A partir daí, a elite viaja pelo interior da península para conhecer mais sobre a região e a população, e desta forma vão espalhando o taekwondo por todo o reino durante a dinastia Silla , que se estende de 668 até 935. Durante esta época, o taekwondo se torna popular como uma atividade de recreação ou um exercício de desenvolvimento físico, ainda que fosse também uma excelente forma de defesa pessoal. Somente durante a dinastia Koguryo (935 - 1392) esse foco começa a mudar. Nessa época o taekwondo passa a ser conhecido como soobak, e deixa de ser visto como um sistema de desenvolvimento físico, passando a ser encarado como uma arte marcial.

No período de ocupação japonesa, a prática do taekwondo foi proibida. Nesta mesma época, muitos coreanos imigraram para o Japão em busca de melhores condições de vida, sendo que alguns destes aprenderam as artes marciais japonesas, como o caratê (Tang Soo Do, em coreano).

Origem do nome
Em sentido literal, Taekwondo significa, de uma forma muito geral, a "Via dos pés e das mãos". Se quisermos aprofundar um pouco, ou seja, traduzindo caracter por caracter:

"TAE" (태, hanja 跆) pé;
"KWON" (권, hanja 拳) mão;
"DO" (도, hanja 道) caminho.
Em sentido global, Taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o Taekwondo Olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão.


Taekwondo do Brasil
No Brasil em julho de 1970 em São Paulo, trazido pelo mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation juntamente vieram os mestres Sang Min Kim, Kun Mo Bang, e depois outros como Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim, Yeong Hwan Park, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros, também se estabeleceram aqui no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte. Natália Falavigna, uma das maiores e mais vitoriosas lutadoras de artes marciais do mundo, é a brasileira com maior número de medalhas internacionais no taekwondo em toda história, única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária.

Regras e conceitos

Proteções para a prática de competição sob as regras da WTF.O Juramento do Taekwondo:

juro honrar as regras do taekwondo
obedecer meus tutores e superiores
nunca fazer mal uso do taekwondo
construir um mundo mais pacifico
ser campeão da liberdade e da justiça
Também faz parte da vida do praticante, não só na academia como também na vida pessoal seguir os princípios do Taekwondo:

Cortesia
Integridade
Perseverança
Auto controle
Espírito Indomável
Faz parte das artes marciais coreanas.*

Estilos
Chun Do Kwan Primeiro estilo criado de tae kwon do, conhecido como escola da onda azul, fundado por Wan Kuk Lee

ITF Primeiro Taekwon-do criado este Taekwon-do é o Original criado pelo General Choi Hong Hi

WTF Estilo Olímpico e modalidade mais difundida do TKD

Moo Duk Kwan Grão Mestre Jung Roul Kim. chegou ao Brasil em 1970 em Salvador-BA, onde junto com seu amigo Grão Mestre Jung Do Lim permaneceu por um ano. Em seguida foi para Aracaju - SE e ficou dois anos. Em 1973 chegou ao Rio de Janeiro.

Taekwondo Songahm, criado pelo Grão Mestre Haeng Ung Lee.

Graus de aperfeiçoamento
A caminhada do praticante de TaeKwonDo é divida inicialmente em Gubs e em seguida em Dans.

Cada Gub corresponde a uma faixa colorida que são divididas em 10(dez) gubs em ordem decrescente, quanto menor o gub maior será o seu desenvolvimento da humildade. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado.

Cada Dan corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10(dez) dans em ordem crescente, quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. A cor preta simboliza dignidade dedicação, postura e liderança.

Ti, a Faixa que o praticante de TKD amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.

A sequência tradicional é a seguinte:


Combate de Taekwondo.Faixa Gub/Dan Imagem
Branca 10º gub
Branca ponta amarela 9º gub
Amarela 8º gub
Amarela ponta verde 7º gub
Verde 6º gub
Verde ponta azul 5º gub
Azul 4º gub
Azul ponta vermelha 3º gub
Vermelha 2º gub
Vermelha ponta preta 1º gub
Preta 1º Dan

No estilo Moo Duk Kwan a sequência de faixa é:

Branca (10º Gub)
Amarela (9º Gub)
Ouro (8º Gub)
Laranja (7º Gub)
Verde (6º Gub)
Verde Escura (5º Gub)
Azul (4º Gub)
Azul Escura (3º Gub)
Vermelha (2º Gub)
Vermelha Escura (1º Gub)
Vermelha mesclada com Preta (1º Poom)- apenas para praticantes com menos de 16 anos
Preta (1º ao 10º Dan)
Há ainda:


Equipe de Taekwondo das forças armadas americanas durante um combate.

Branca (10º Gub)
Amarela (8º Gub)
Laranja (7º Gub)
Verde (6º Gub)
Cinza (5º Gub)
Azul (4º Gub)
Roxa (3º Gub)
Vermelha Clara (2º Gub)
Vermelha Escura (1º Gub)
Preta (1º ao 10º Dan)
Algumas academias têm ainda o costume de substituir as faixas de ponta por outras cores, tais como cinza, laranja, roxa e castanho.

A partir daí, o praticante chega aos Dans, cujos sinais exteriores limitam-se à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc, até o 10º Dan, que só é concedido ao presidente da Kukkiwon.

No estilo Songahm a sequência de faixa é quase igual ao do WTF a diferença está em algumas faixas. A sequência seguida é:

Branca
Laranja
Amarela
Camuflada (Cor de roupas militares)
Verde
Roxa
Azul
Marrom (Recomendado/Decidido)
Vermelha (Recomendado/Decidido)
Vermelha e preta
Preta (1º Dan - Decidido a 9º Dan)
E tambem há:

Branca
Branca ponta amarela
Amarela
Amarela ponta verde
Verde
Verde ponta azul
Azul
Azul ponta vermelha
Vermelha
Vermelha ponta preta
Preta (1º ao 10º DAN)
Obs.: DAN = GRAU

quarta-feira, 2 de junho de 2010

LUTAS - JIU JITSU



O jiu-jitsu ou jiu-jítsu, também conhecido pelas grafias jujutsu ou ju-jitsu (em japonês 柔術, transl. jū, "suavidade", "brandura", e jutsu, "arte", "técnica"[1] (jiu jitsu é a denominação da arte e jiu "jutsu" é a denominação da arte de guerra)é uma arte marcial japonesa que utiliza alavancas e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente, tradicionalmente sem usar golpes traumáticos, que não eram muito eficazes no contexto em que a luta foi desenvolvida, porque os guerreiros (bushi) usavam armaduras.

No Japão, o termo judô foi usado para se diferenciar do antigo jiu-jitsu, quando Jigoro Kano desenvolveu um método esportivo reunindo as técnicas menos perigosas do jiu-jtsu. Os ideogramas Kanji japoneses de Jiu jitsu, podem receber diferentes pronúncias. O ideograma "jiu" de jiu-jitsu (柔術) e "ju" de judô (柔道), são na verdade o mesmo.

Mitsuyo Maeda o Conde Koma, foi praticante e estudioso do antigo jiu-jtsu e ao visitar a escola Kodokan finalizou por ippon 8 faixas preta em sequência, tornando-se faixa preta(3dan) no estilo Kodokan, que conhecemos hoje como judô.

O Judo Kodokan é um estilo forte hoje em dia, devido às ligações políticas de Jigoro Kano, mas no início, os lutadores do estilo Kosen (estilo com enfoque em Newaza, técnicas de chão) foram superiores nos campeonatos, fazendo com que as regras fossem mudadas para que não fossem mais permitidos os golpes no chão.

Maeda foi incumbido de levar o judô para algumas partes do mundo chegando nos EUA e Brasil.

Em suas lutas pelo mundo, sempre aprendia e incorporava técnicas ao seu estilo, e também lutava em exibições, motivo pelo qual foi expulso da Kodokan. Entretanto, com a popularidade do jiu-jitsu, algumas fontes o citam como judoca kodokan no intuito de desmerecer o Gracie JiuJitsu.

Todas as formas de Arte marcial japonesas atuais são "restauradas" tendo em vista que seus idealizadores foram contemporâneos, como Jigoro Kano (Judo), Morihei Ueshiba (Aikidô)e outros mais novos como mestre Oyama (kiokushin). Estes estilos foram fundados por volta de 1900 como produtos de exportação do Japão para os gaijin, sendo então estilos desmembrados e deslocados dos contextos antigos, para ensinar técnicas isoladas, uma maneira de não perder a hegemonia nas artes marciais.

Basicamente usa-se a força (própria e, quando possível, do próprio adversário) em alavancas, o que possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer. No chão, com as técnicas de estrangulamento e pressão sobre articulações, é possível submeter o adversário fazendo-o desistir da luta (competitivamente), ou (em luta real) fazendo-o desmaiar ou quebrando-lhe uma articulação.


Graduação

Jiu-jitsu Faixas

Branca (permanencia mínima de um ano)
Amarela (até 15 anos)
Laranja (até 15 anos)
Verde (até 17 anos)
Azul (Permanência mínina 2 ou 3 anos)
Roxa (Permanência mínima 2 anos )
Marrom (permanência mínima 1 ano )
Preta
Coral (Vermelho e preto - Mestre)
Vermelha (Grande Mestre)
As graduações podem variar de academia para academia,(mas para passar de graduação precisa de 4 graus em cada faixa) por exemplo:

Branco (4 Graus)
Azul (4 Graus)
Roxa (4 Graus)
Marrom (4 Graus)


Regras e competições

A modalidade de jiu-jitsu na qual os praticantes lutam contra adversários durante uma competição é chamada de jiu-jitsu desportivo. No jiu-jitsu desportivo não se aplicam golpes traumáticos, e sim torções, imobilizações, projeções, etc.

Quem organiza as competições de jiu-jitsu em território nacional é a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, que foi fundada em 1994, por Carlos Gracie Júnior. Em março de 2007 foi fundada também a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo. Juntas, elas criaram o regulamento de competições que já está bastante consolidado e serve de modelo também para competições internacionais.



Competições


O Campeonato Brasileiro é o evento mais tradicional da CBJJ, pois engloba todas as faixas etárias e graduações. Outro evento bastante consagrado no Brasil é o Campeonato Brasileiro em Equipes, no qual cada academia pode inscrever uma equipe com sete atletas, sendo cinco titulares e dois reservas. O técnico de cada equipe enumera seus lutadores de 1 a 5 e na hora do confronto , luta o 1 com o 1, o 2 com o 2 e assim por diante. A academia que obtiver três vitórias em cinco confrontos avança na chave.
Competições

O Campeonato Brasileiro é o evento mais tradicional da CBJJ, pois engloba todas as faixas etárias e graduações. Outro evento bastante consagrado no Brasil é o Campeonato Brasileiro em Equipes, no qual cada academia pode inscrever uma equipe com sete atletas, sendo cinco titulares e dois reservas. O técnico de cada equipe enumera seus lutadores de 1 a 5 e na hora do confronto , luta o 1 com o 1, o 2 com o 2 e assim por diante. A academia que obtiver três vitórias em cinco confrontos avança na chave.

Lutas-Judô







Judô (português brasileiro) ou Judo (português europeu) (柔道 Juu Dou - "caminho suave" ou "caminho da suavidade", em língua japonesa) é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.

O Judo teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jujutsu, arte marcial praticada pelos "bushi", ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O Judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918).

A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (kimono), que no judô recebe o nome de judogi e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogi pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de praticantes.

Sua técnica utiliza basicamente a força e peso do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.


REGRAS:
Regra-1
O grande objetivo é marcar um ippon, o golpe perfeito que leva o adversário a cair com as costas no tatame ou quando é imobilizado por 30 segundos, ganhando dois waza-ari, que determinam meio ponto.
Não são permitidos chutes ou socos.
Um waza-ari pode ser ganho quando o oponente cai apenas com uma parte das costas no chão, quando um lutador imobiliza o oponente por 25 segundos ou quando o oponente é punido (keikoku).
Se o tempo acabar sem que um dos atletas tenha conseguido o ippon, então o árbitro concede a vitória ao lutador que acumulou mais pontos.

Regras 2:
FALTAS- existem quatro: shido, kelkoku, chui e hansoku make.
Todas elas contam negativamente na apreciação dos juízes. Para desclassificar um competidor por um kelkoku ou um hansoko. O árbitro deve consultar os juízes e obter uma decisão por maioria.


MECÂNICA DO JUDO:
O conceito básico consiste em usar os movimentos do adversário como alavanca.
*KOSHIWAZA- puxar o adversário para fazê-lo perder o equilíbrio.
*UKIOTOSHI- prender o adversário com as duas mãos e tentar levantá-lo.
*IPPON SEOÍNAGE- o adversário jogando-o de costas sobre o tapete.

FUNDAMENTOS:
O Judô tem um código rígido de honra. Depois do cumprimento, a luta começa quando o árbitro grita "hajime". As lutas masculinas duram 5 mim. As das mulheres 4. O primeiro lutador que consegue um "ippon" ganha. Se o "ippon" não acontece ou tem lugar uma "gravata" o árbitro e os juízes decidem quem é o ganhador, que seria aquele que tiver conseguido mais pontos.

MÉTODOS DE PONTUAÇÃO:
*IPPON- imibilização do adversário de costas ou lado, com grande força e controle, aplicando estrangulação ou bixação durante 30 segundos.
*WAZA-ARI: dois quivalem a um ippon. Ação técnica, apesar de imperfeita, de controle durante 25-30 segundos.
*YUKO: vontagem técnica, superior ao koka e interior ao waza-ari, aplicada durante 25-30 segundos.
*KEKA: vantagem mínima como consequência de uma boa ação técnica durante 10-20 segundos.

UNIFORME:
Judocas: bata e calças confeccionados em forte algodão branco ou misturado com nylon. As mangas compridas da bata chegam a até às coxas, com as lapelas para frente. O cinturão é uma faixa que vai amarrada ao redor do corpo sobre a bata.

LOCAL DA PRÁTICA:
A área de competição terá no mínimo 14m x 14m e no máximo 16m x 16m e será coberta por tatamis ou material similar aceitável, geralmente de cor verde.
A área de competição será dividida em duas zonas. A demarcação entre estas duas zonas será denominada zona de perigo e estará indicada por uma área vermelha, aproximadamente com a largura de 1m, formando parte ou estando anexada à área de competição, paralela aos 4 lados da mesma.
A área interna e incluindo a zona de perigo é chamada a área de combate e terá sempre no mínimo 8m x 8m e no máximo 10m x 10m. A área exterior à zona de perigo será chamada área de segurança e terá 3 metros de largura.
Uma fita adesiva azul e uma branca, aproximadamente com 10cm de largura e 50cm de comprimento serão fixadas no centro da área de competição à distância de 4m uma da outra, para indicar as posições nas quais os competidores deverão começar e terminar o combate. A fita azul estará à direita do árbitro e a branca à sua esquerda.
A área de competição deverá ser fixada a uma superfície resistente ou plataforma (ver apêndice).
Quando duas ou mais áreas de competição contíguas estiverem a ser utilizadas, a área de segurança comum mínima permitida será de 4m.
Uma zona livre, no mínimo de 50cm deverá ser mantida à volta da área de competição.

Tatamis
Geralmente medem 1m x 2m, feitos de palha prensada ou mais freqüentemente, de espuma prensada.
Devem ser firmes debaixo dos pés e ter a capacidade de absorver o choque durante o ukemi e não deverão ser escorregadios nem muito ásperos
Os elementos que constituem a superfície para a competição deverão estar alinhados sem espaços entre eles, formando uma superfície lisa e fixados de forma a não se moverem.