quarta-feira, 26 de maio de 2010

Lutas - BOXE







Boxe.














O boxe ou pugilismo é uma arte marcial e esporte de combate que usa apenas os punhos, tantos para a defesa como para o ataque. A palavra deriva do inglês TO BOX, que significa Bater, ou PUGILISMO (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.


Golpes.



* JAB ou JABE: golpe frontal com o punho que está na frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear.

*Direto: Golpe frontal com o punho que esta atras na guarda.É um golpo muito rapido e forte.

*Cruzado(cross): Tão potento quanto direto, porem o alvo é a lateral da cabeça do adversario. O cruzado termina seu movimento com o braço dobrado.

*Uppercut: Desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.

*Hook ou Gancho: Golpe desferido em movimento curvo de punho, atingindo lateralmente, dificultando a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distância que é aplicado (próximo e contornando a guarda adversária). O hook termina seu movimento com o braço flexionado.

*Knock out: O Knock out (KO), abrasileirado para nocaute, ocorre quando um dos lutadores fica incapacitado de continuar lutando. Seja por estar desmaiado, muito ferido ou visivelmente atordoado. Caso o lutador esteja nocauteado mais ainda esteja em pé, o juiz pode interromper a luta dando a vitória ao adversário e a perda de 10 pontos.

Golpes Baixos: os golpes baixos são os aplicados abaixo da cintura e não são permitidos no boxe. Se o outro adversário bater em uma dessa partes, o mesmo será advertido e, na reincidência, poderá ser eliminido, a critério do árbitro. Os golpes permitidos são aplicados na parte frontal do adversário, como no rosto e no abdomen.
Regras.

No boxe profissional são 10 a 12 round, já nas olimpiadas que é o boxe amador, são ápenas 4 rounds de 2 minutos cada. Outra diferença entre o boxe profissional e amador é que os profissionais não podem usar o protetor de cabeça, ja os amadores são obrigados.
Para conquistarpontos, o boxeador tem de acertar o torso corporal do seu rival ou a frente e a lateral da cabeça, golpes nos braços dos adversários não são válidos como pontos
Outras maneiras de vencer o adversário é nocauteando, isso ocorre quando o adversário leva também um golpe e é tocado na lona com qulaquer parte dop corpo, exceção dos pés. Se o oponente segurar as cordas para não cair na lona ou cair fora do ringue, também será contado como um nocaute. Ao ocorrer um nocaute, o juiz que esta dentro do ringue deve fazer a contagem de 10 segundos, caso o não levante, sera dado como derrotado. Mesmo se o lutador não esteja mais em condições de lutar
O árbitro também pode declarar o fim de luta caso ele perceba que o oponente esta sendo muito espancado. A própria comissão técnica de um lutador pode jogar a toalha dentro do ringue, que significa desistência.
As lutas são composta por 5 árbitros, um deles fica dentro da lona.
As faltas mais comuns são agarramentos, golpes abaixo da cintura, socos na nuca,socos de mão aberta e postura passiva. 2 avisos valem uma advertência e 3 advertência equivalem a desqualificção do lutador.
Tamém não é permitido golpear o lutador que estiver no chão. Quando um dos lutadores for ao chão, a luta deve ser parada.
Proibido falar durante a luta, para evitar possíveis provocações.

Existem dois tipos: Boxe Olimpico e Boxe Profissional.


Local da prática: Ringue.